segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"JUNTO E MISTURADO" DÁ UMA AMOSTRA DE QUE PINTURA PADRONIZADA DIFICULTA IDENTIFICAÇÃO DE EMPRESAS


Pode parecer que não tem a ver, mas tem. Afinal, um programa de tevê é uma boa amostra de como a pintura padronizada nos ônibus de uma cidade dificulta a identificação das empresas, em vez de facilitar, como dizem, de forma demagógica, as autoridades.

A nova temporada do humorístico Junto & Misturado, da Rede Globo de Televisão, estreou ontem e no último bloco, com o tema "Livro", mostra parte do elenco conversando numa biblioteca carioca, enquanto, lá fora, aparecem os tais ônibus com a intragável pintura "embalagem de remédio" imposta para as frotas de ônibus cariocas.

Imagine se em outros tempos, com a diversidade de pinturas que permitia a cada empresa de ônibus exibir sua identidade visual, elas aparecessem num programa de TV. Seria uma grande diferença. Poderíamos reconhecer facilmente uma Real Auto Ônibus, uma Transurb, uma Madureira Candelária, uma Pégaso, uma Jabour.

Hoje, não. Mal se dá para conhecer uma pintura Internorte e uma pintura Intersul, porque, vistas de lado, as pinturas são rigorosamente e ridiculamente iguais. As empresas já estão "juntas e misturadas" nessa mesmice visual, e a confusão é tremenda.

Nos programas de TV, quando os ônibus são focalizados rapidamente, a identificação torna-se muito, muito difícil. Isso derruba completamente o discurso das autoridades que dizem que pintura padronizada "facilita" a identificação. Nem em sonhos! Uma mentira descarada dessas não tem o menor sentido prático.

Por isso, conclui-se que a padronização visual adotada nas frotas de ônibus torna-se danosa, vetando ao público a identificação de cada empresa. Não são numerozinhos ou logotipos minúsculos que irão resolver o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.