terça-feira, 8 de outubro de 2013

DESEJAR MELHORIAS NO TRANSPORTE É OFENSIVO?

Recebemos um comentário de um busólogo carioca que se referiu a este site como "ofensivo". Vamos poupar o nome dele para evitar problemas. Mas vale destacar que a intolerância é um hábito comum dele, já que no seu perfil em uma rede social ele colocou como frase de efeito uma apologia à intolerância religiosa, esta sim bem ofensiva.

O que há de ofensivo em nosso blogue? Aqui não temos a intenção de ofender ninguém. Apenas de fazer duras críticas a decadência do transporte, estimulada pelo aumento do poder das autoridades na gestão do transporte, impedindo qualquer forma de fiscalização que não venha dos braços truculentos de prefeituras  governos comprovadamente incompetentes em relação a gestão do transporte.

E o que isso tem de ofensivo? Nada. Aprendi que temos que ser duros com quem é mole. Temos que criticar mesmo, e com a dureza necessária para fazer com que a teimosia tão comum nos defensores da decadência de qualquer coisa, para ver se melhoramos alguma coisa. se fazemos os teimosos empacados a saírem do seu lugar.

Não quero julgar a opinião desde tal busólogo. Nem sei quais as intenções dele em defender algo que - pelo menos para os usuários - é visivelmente retrógrado e defeituoso. Mas o que se sabe é que busólogos não costumam ser focados na qualidade dos serviços de transporte. Admiram os ônibus como se fossem uma Ferrari: é lindo, é possante, o resto não interessa. Por isso não hesitaram em aprovar os novos sistemas de transporte, baseados na fórmula pronta de 40 anos atrás como "revolução do transporte" na década atual.

Até mesmo se as críticas forem dirigidas aos busólogos, o que tem isso de ofensivo? Ninguém aqui está fazendo acusações falsas! Ofensa é o escudo de defesa dos que não querem pensar. Para quem não quer melhorar o seu ponto de vista, é muito fácil acusar os outros de ofensivos. Fácil e conveniente, pois com a acusação, pode ser criar uma oportunidade de punição, como forma de vingança à crítica não aceita.

Espero que a polêmica pare por aqui. Mas estou tranquilo. Este site não foi feito para busólogos e sim para os usuários de transporte, cansados de utilizarem serviços que a cada dia só pioram, embora sejam maquiados com frescões, articulados, pisos baixos, híbridos que na verdade não passam de cobertura doce a cobrir o amargor desse bolo podre vendido como vanguarda.

Se acham que estamos sendo ofensivos, tudo bem. Mas não nos processem, pois se usarem melhor o discernimento (e não a credulidade), verão que este blogue quer mesmo é que as autoridades recebam as críticas por um serviço que deveria ser bom e NÃO ESTÁ SENDO. Não é favor nenhum melhorar o transporte e sim uma obrigação garantida por lei. Obrigação que está sendo negligenciada.

Quanto aos busólogos, se não gostam deste site, simplesmente não leiam, vão cuidar de seu hobby. O que é dito aqui não é de seu interesse. Se fosse, vocês apoiariam essa luta por um transporte melhor, ao invés de ficar nos acusando de ofensivos, coisa típica de quem teve o orgulho ferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.