terça-feira, 3 de setembro de 2013

MAIS CUSTOS: PENDOTIBA TERÁ QUE REPINTAR CARROS SEMI-NOVOS


A Viação Pendotiba anunciou a compra de carros novos para a frota intermunicipal, responsável pelas linhas 770D Itaipu / Castelo e 771D Pendotiba / Castelo. A princípio, a renovação inclui carros com ar condicionado que substituirão os carros semi-novos que atuam na linha 770D e que passarão para as linhas municipais.

O grande problema é que, com a pintura padronizada imposta pela Prefeitura de Niterói - em que paliativos como colocar nome em janela ou letreiro digital ou personalizar placas de itinerários NÃO resolvem o problema da confusão de empresas - , os carros intermunicipais terão que ser repintados, o que representa um custo que antes não havia.

Até pouco tempo atrás, os carros da frota intermunicipal da Pendotiba não precisavam ser totalmente repintados para serem deslocados para a frota municipal. Apenas as partes em que aparecem o número do respectivo veículo é que eram repintadas, representando uma economia de custo.

Hoje, com a obrigação da mudança de pintura, vieram transtornos. Com a medida, os ônibus ficam mais tempo nas garagens, demorando a substituição dos carros. E o custo, para um sistema de ônibus que, sabemos, envolve muito gasto de combustível - é bom deixar claro que diesel não é capim - , a repintura obrigatória é uma despesa "pequena" mas que pode fazer diferença nas planilhas de custos.

A pintura padronizada, assim, não traz vantagem alguma. Só serve para propaganda das prefeituras. A população é enganada pelas autoridades, que prometem "mil benefícios", mas na verdade, em vez de benefícios, sérios prejuízos são observados na vida do povo que vai e vem de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.